Ligue: 14 3848-2828   Área do Cliente
Como funciona a Internet via Rádio?

Como funciona a Internet via Rádio?

O funcionamento da internet via rádio é relativamente simples de ser compreendido. O sinal é transmitido por torres distribuídas em pontos altos e com boa visibilidade do perímetro atendido pelo provedor.

Para receber a conexão, uma antena responsável por captar o sinal emitido por uma das torres é instalada na casa do usuário. Essa antena deve ser instalada em um ponto em que a visibilidade entre seu receptor e a torre de transmissão seja estabelecida.

Para converter o sinal de rádio em internet, a antena é conectada a um modem. Este equipamento, por sua vez, transforma o sinal e o transmite para a placa de rede do computador.

Para fornecer internet via rádio, o provedor deve possuir várias torres, que são distribuídas pela localidade em que ele vai operar o serviço. Cada uma dessas torres é responsável pela transmissão de uma parte da cidade (ou região).

Tecnicamente, as torres são chamadas de POPs e têm como objetivo transmitir o sinal da internet. Elas exigem um planejamento minucioso, pois, caso sejam posicionadas ou distribuídas inadequadamente, podem sofrer interferências e acarretar a perda do sinal.

 

O que diz a legislação sobre a internet via rádio?

O serviço de internet via rádio só pode ser prestado nas condições previstas na Resolução 272, de 09 de agosto de 2001, do Regulamento de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), e amparado pela Licença de SCM ATO Nº 633/2009, da Anatel, de 02 de março de 2009.

Isso significa que, se o provedor tem essa licença, ele possui todos os requisitos exigidos pela Anatel e conseguirá cumprir com todas as exigências técnicas necessárias.Também significa, basicamente, que, para ter certeza de que terá um serviço de qualidade, o contratante deve ter certeza de que o provedor possui a licença SCM.

 

Quais são as vantagens da internet via rádio?

As vantagens mais significativas da internet via rádio são as seguintes:

Custo/benefício

A principal vantagem na contratação de um plano de internet via rádio é o custo/benefício, se comparado às outras formas de conexão banda larga e de internet móvel. Esse plano tende a oferecer velocidades de conexão razoavelmente boas por valores acessíveis. Assim, usuários domésticos que não dispõem de um grande orçamento podem fazer uso de um serviço de qualidade.

Trata-se de um serviço acessível também para quem não têm condições de contratar serviços de banda larga tradicional.

Qualidade

Outra vantagem é a qualidade. A internet via rádio pode ter extrema qualidade se a instalação e a configuração são feitas da forma correta. E mais: provedores de internet via rádio têm maior alcance e, geralmente, atendem a áreas periféricas (rurais, por exemplo), que costumam não ser atendidas pelos demais serviços de internet, por falta de interesse ou infraestrutura, por conta dos altos custos para instalar e manter cabos e fibras ópticas.

Simplicidade de implementação e manutenção

Por utilizar o sinal de rádio e transmiti-lo por meio de torres e antenas, essa conexão também dispensa a instalação de uma linha telefônica, tornando o processo mais simples e menos oneroso.

Na comparação com a internet a cabo, por exemplo, a manutenção da internet via rádio é muito mais simples e barata, uma vez que todos os problemas relacionados ao rompimento de cabos (quando ocorre uma tempestade), por exemplo, são mitigados.

 

fonte: Ispblog